sexta-feira, 19 de março de 2010

Piõ Uptabi - a mulher Xavante





É um olhar para os múltiplos ângulos que compõem uma tradição milenar. É fruto de uma amizade que foi se estreitando entre mim e a comunidade Xavante ao longo dos últimos 20 anos.

A exposição revela as cerimônias rituais, o cotidiano, a beleza da arte indígena, o conhecimento que é mantido há milhares de anos e transmitido de geração a geração até os dias atuais. Contribui para elucidar o que o universo feminino A’uwê, como se autodenominam os Xavante, suscita dentro de nós para uma compreensão do que é ser humano, ser mulher.

Além de ser um acervo patrimonial da comunidade Xavante Etenhiriripa é uma janela para o conhecimento sobre o Outro. A partir do momento em que nos abrimos para o desconhecido, nos deparamos com a diversidade. O respeito vem pelo conhecimento. A sobrevivência de culturas tradicionais milenares possibilita a visão de um mundo plural, onde valores éticos, de prosperidade e de direitos humanos podem ser consolidados.

Texto e Fotografia: Cristina Flória - Todos os direitos reservados

 Onde: Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195
Térreo e Sala de oficinas, 2º andar.
Visitação de 10 de março a 04 de abril 2010
Ter a sex, das 10h30 às 21h30 | sab, dom e fer, das 10h30 às 18h30.

3 comentários:

  1. Oi Cris, eu e minha mãe fomos ver a exposição. As fotos são lindas de mulheres e crianças e a montagem bem diferente.
    Um beijo, Camila Gauditano

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, que legal que vocês foram ver, obrigada! bjs

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Cristina...sou apaixonada por fotografia e hoje felizmente tive oportunidade de conhecer seu trabalho a respeito da mulher xavante. Além do belíssimo projeto, objeto da reportagem da revista Planeta, as imagens são marcantes. O mosaico do ensaio fotográfico na aldeia também tem fotos maravilhosas. Parabens!

    ResponderExcluir