domingo, 11 de janeiro de 2009

Piõ Höimanazé - a Mulher Xavante em sua Arte


Documentário:
Estréia no SESC TV
dia 22/01, às 22h
52 minutos
Direção e Roteiro: Cristina Flória

Piõ Höimanazé - a Mulher Xavante em sua Arte é um olhar entre os múltiplos ângulos de uma Tradição. Fruto de um sonho, de uma amizade que foi se estreitando entre eu e a comunidade Xavante ao longo desses últimos 16 anos. Foram muitas conversar com os homens, no Warã, até a realização do projeto com as mulheres de Etenhiritipa. E da mesma forma que elas, eu também queria muito que esse trabalho acontecesse.

Para a realização do projeto instituímos o Warã Piõ, nosso espaço de reuniões, onde todas as decisões e planos de trabalho foram estabelecidos entre a nossa equipe e as mulheres A’uwẽ. Em nosso primeiro Warã Piõ foram eleitas onze mulheres para coordenar e protagonizar todas as etapas do trabalho dentro da comunidade, que durante o percurso se tornaram doze, assim como a equipe A’uwê de cinegrafistas, tradutores, fotógrafo e assistentes.

Piõ Höimanazé - a Mulher Xavante em sua Arte além de ser uma ação para preservar o patrimônio cultural feminino das mulheres A’uwẽ de Etenhiritipa, revela a riqueza de conhecimento que essas guerreiras preservam há milhares de anos. Seus segredos, e a arte de viver, Höimanazé, que são transmitidos de geração a geração até os dias atuais. Contribui também, para elucidar o que o universo feminino indígena suscita dentro de nós, para uma compreensão de ser humano, de ser mulher.

Poucos são os que valorizam a cultura e o conhecimento dos índios brasileiros, principalmente no que diz respeito ao conhecimento das mulheres indígenas. O que atesta o baixíssimo número de documentos e registros existentes.

Por existir iniciativas que estão na contramão desse fluxo, Piõ Höimanazé - a Mulher Xavante em sua Arte pode ser realizado.

Contou com o patrocínio da Petrobras através do Edital do Programa Petrobrás Cultural 2005/2006, que contemplou 232 projetos selecionados, dos 4.674 projetos inscritos, com apoio do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet.

Apoio das Prefeituras do Município de Canarana, no Estado do Mato Grosso, e de Santa Cruz das Palmeiras, interior do Estado de São Paulo, que possibilita a difusão desse conhecimento para escolas municipais indígenas e não indígenas, bibliotecas, dessas regiões, e também para um público amplo.

Uma co-produção da A 2.0 Produções Artísticas com o Sesc TV, que além fomentar a diversidade cultural, e a sobrevivência de culturas tradicionais milenares, possibilita a visão de um mundo plural, onde valores éticos, de prosperidade e de direitos humanos podem ser consolidados.


Ficha Técnica:
Direção e Roteiro: Cristina Flória; Música Original e Desenho de Som: Marcelo Pellegrini; Edição: Estevão Nunes Tutu, Tati Wexler; Imagens: Jorge Protodi, Caimi Waiassé, Estevão Nunes Tutu, Neivas Ortega; Produção Executiva: Wagner Pinto; Design Gráfico: Eduardo Okuno; Coordenação na Aldeia e Tradução Xavante / português: Paulo Supretaprã; Assistentes de câmera e som: Gilson Homopre, Nilo Sereraruiwe; Fotografias: Cristina Floria, Tati Wexler, Vinícius Sidiwe, Wagner Pinto, Vladimir Kozák – Governo do Estado do Paraná /Secretaria de Estado da Cultura e Museu Paranaense; Mixagem e Masterização: Estudios Audiomobile, Supervisão Técnica: Eng. Egidio Conde, Técnico de Mixagem: André "Kbelo" Sangiacomo, Técnico de Masterização: Fernando Ferrari.
Sesc SP: Diretor Regional: Danilo Santos de Miranda; Sup.Téc.Social:Joel N. Padula; Com.Social: Ivan Giannini /Sesc TV - Diretor Executivo: Valter Vicente Sales Filho; Direção de Programação: Regina Gambini; Assistente: Juliano de Souza.

Parceria:Aldeia Etenhiritipa - ao longo de todas as etapas do trabalho.
Apoio:Tela Mágica; Audimobile; Prefeitura Municipal de Canarâna; Prefitura Municipal de Santa Cruz das Palmeiras; Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultural - Lei Rouanet
Realização:A 2.0 Produções Artísticas
Co-produção: A 2.0 Produções Artísticas e Sesc TV
Patrocínio: PETROBRAS

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Como consigo adquirir uma cópia do documentário? Moro fora do país, mas me interessei para um trabalho de doutorado sobre feminismos transnacionais. Se puder me enviar alguma informação, por favor escreva para juliana.lunafreire(arroba)gmail.com. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Assisti o filme, ontem na TV cultura, excelente...sou professora, como faço para adquirir uma copia?


    dias.dida@gmail.com

    ResponderExcluir